Aspas comemora nomeação e posse dos novos Procuradores do Estado da Paraíba

A Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (ASPAS – PB) comemora a chegada de mais seis candidatos aprovados no Concurso Público para o cargo efetivo de Procurador do Estado da Paraíba. A posse aconteceu durante uma reunião extraordinária do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (CSPGE-PB), na manhã de ontem, 31. A solenidade foi realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e contou com a presença do Procurador Geral do Estado, Fábio Andrade, de representantes da Aspas-PB e da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE).

De acordo o procurador e presidente da Aspas, Flávio Lacerda, mesmo com a posse de 12 novos aprovados no último concurso público, ainda havia uma lacuna a ser preenchida.“Conseguimos uma audiência com o governador, na qual pudemos expor, com números, a quantidade de processos que cada procurador estava recebendo, mostrando a real necessidade de novas nomeações. Felizmente, temos um governador que teve a sensibilidade de perceber e reconhecer a nossa necessidade, autorizando a nomeação de mais esses seis colegas e ajudando não apenas ao fortalecimento da carreira mas favorecendo a sociedade paraibana”, declarou Flávio.

O trabalho conjunto e a celeridade na nomeação e posse também foram destaque na fala do Procurador Geral, Fábio Andrade Medeiros: “A princípio, o concurso foi aberto para 12 vagas, mas, pela vontade do governador, foram ampliadas para 18. São 18 novos profissionais na procuradoria, para, junto com os que aqui já estão, trabalhar para cumprir os objetivos da Procuradoria Geral do Estado, entre eles, prestar assistência jurídica ao executivo, cumprindo as missões que lhe são dadas tanto na área consultiva quanto na área contenciosa”, destacou o PGE.

O concurso ofereceu 12 vagas, das quais 11 foram para ampla concorrência e uma vaga para pessoa com deficiência. As provas foram realizadas no dia 5 de outubro de 2021 e a homologação com o resultado final foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de fevereiro de 2022. Até a realização do concurso, a Paraíba contava com 49 Procuradores, agora, com a finalização das convocações, o quadro expande-se para 66.

“Acho que todos nós que passamos por esse processo seletivo dificílimo e por essa espera toda, nós estamos muito felizes. Foi uma expectativa não só de passar no concurso, mas de ser nomeado e chegar até aqui. É até difícil botar o pé no chão e cair a ficha e ver que, de fato, somos membros da Procuradoria Geral da Paraíba. É uma alegria muito grande, mas também tem um sentimento de responsabilidade enorme.” declarou o Procurador Danilo Roberto Camargo.

Já para Lígia Dantas Diniz, que teve que abdicar de momentos com a filha pequena para dedicar-se aos estudos, a conquista tem gosto de vitória em família “Quantas vezes eu tive que dizer à minha filha que não poderia sentar para brincar porque precisava estudar! Pra mim, era o ‘não’ mais doído. Porque meu marido entendia, meus amigos entendiam, mas ela não”, contou.

Outro ponto de importante destaque na chegada dos seis novos Procuradores da Paraíba foi o ingresso de mais três mulheres. Agora, dos 66 procuradores de estado, 21 são do sexo feminino. “Esse é um momento de muita alegria e satisfação, especialmente para mim como mulher. Fiquei muito feliz de ver três novas colegas, uma celebração na qual 50% dos empossados são mulheres, e fiquei emocionada com o discurso da representante, a procuradora Lígia, que é minha conterrânea de Campina Grande. E é como ela bem falou: ‘nós mulheres estaremos sempre onde quisermos estar’. Porque capacidade e competência nós temos. E a procuradoria é um desses locais onde as mulheres fazem e vão continuar fazendo a diferença”, finalizou a procuradora e representante da Anape, Sanny Japiassu.

 


Segue abaixo o nome dos seis convocados:

Lívia Almeida Peixoto
Adriano F. Rodrigues de Carvalho
Marina de Moura Falcão
Arthur Dias Freire
Lígia Dantas da Silva Diniz
Danilo Roberto Camargo de Almeida