Chapa "Novos Rumos – Resistir e Avançar" vence eleições e assume diretoria da Anape

19/05/2017 às 01:26

Chapa

A chapa “Novos Rumos – Resistir e Avançar” venceu as eleições da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) e assumirá a diretoria da entidade. Candidato à presidência pela chapa, o procurador pelo Estado do Rio Grande do Sul Telmo Lemos ficará responsável pela condução da Anape durante os próximos três anos. O pleito teve início às 8 da manhã desta 4ª feira (17/5), e terminou às 18h de hoje. Cerca de 1.450 associados participaram e 1.411 votaram a favor da chapa. Já 39 votaram em branco. A quantidade de participantes representa 50% do número total de integrantes da entidade.

A nova diretoria será composta por procuradores estaduais de todo o país. O novo presidente da Anape, Telmo Lemos, destacou a participação dos associados na eleição: “O acolhimento ao processo eleitoral foi significativo. O fato de 50% deles votarem, em um processo com chapa única, demostrou a preocupação e a importância que a associação tem na definição e defesa das prerrogativas dos procuradores e dos direitos da Advocacia Pública Estadual”, comentou.

Mesmo ciente do cenário desafiador por qual passa o Brasil, o presidente eleito se mostra confiante que a nova diretoria conseguirá desempenhar com louvor o processo de resistência aos ataques sofridos às prerrogativas dos procuradores estaduais. “Teremos um compromisso difícil, com três anos de muitas lutas, mas pelo grupo que temos nessa diretoria, com todos os presidentes estaduais e por todos os procuradores de estado envolvidos, temos condição de defender as nossas prerrogativas e também avançar em alguns temas centrais para nós”, disse Telmo.

Entre as principais bandeiras da nova gestão, ele destacou as prerrogativas pela advocacia plena; pela percepção dos honorários; pela responsabilização apenas em casos de dolo ou fraude; pela luta por procuradores estaduais no comando das Procuradorias e pela busca da autonomia institucional para as PGEs.

Para o procurador do Estado do Rio de Janeiro e novo 1º vice-presidente da Entidade, Bruno Hazan, a expressiva votação é mérito do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. “Agradecemos imensamente a participação de todos, sendo certo que a expressiva votação demonstra que o trabalho incansável que desenvolvemos na ANAPE, em Brasília e todo o restante do país, está rendendo frutos e sendo reconhecido e prestigiado. Nos próximos três anos aprimoraremos ainda mais nossa atuação, lutando sempre por nossa carreira em todas as frentes.”

A presidente eleita do conselho deliberativo, Sanny Japiassu, enfatizou o grande empenho dos associados no pleito e reforçou as palavras do presidente Telmo Lemos sobre a luta pela valorização da carreira e pela defesa das prerrogativas. “Não será fácil superar o desempenho desta diretoria que se encerra agora, mas existe um grande anseio de continuarmos com esse trabalho que vem sido realizado tão bem. Tenho certeza que o Telmo será um grande presidente, e todos nós que fazemos parte da nova gestão estamos imbuídos do desejo de contribuir muito pelo fortalecimento da Anape, mesmo sabendo que o momento atual não é dos mais fáceis. Nosso país vive hoje desafios complexos, de muitos problemas, mas esse grupo eleito hoje, muito unido, solidário e comprometido, fará o que estiver ao nosso alcance para desempenharmos uma grande gestão no próximo triênio”, finalizou Sanny.

O secretário-geral da entidade no triênio 2017/2020, Sérgio Oliva, observa que a vitória representou um consenso da classe dos procuradores em relação ao trabalho feito nos últimos anos. “A legitimidade conferida pela votação impõe a nova diretoria o compromisso de lutar pela manutenção das garantias já conquistadas, bem como perseguir outros direitos de interesse da carreira. Prerrogativas como PGE de carreira, advocacia plena, honorários como verba privada, e exclusividade na consultoria e representação judicial do Estado e do DF são muito caras a todos nós, Procuradores, e farão parte, dentre outras lutas, da nossa bandeira para os próximos três anos”, ressalta Sérgio.

Veja a composição da nova diretoria da Anape:

DIRETORIA

Presidente: Telmo Lemos Filho (RS)

1º Vice-Presidente: Bruno Hazan (RJ)
2º Vice-Presidente: Carlos Alberto Rohrmann (MG)
Secretário-Geral: Sérgio Oliva Reis (PA)
Secretária-Geral Adjunta: Cristina Leitão Teixeira de Freitas (PR)
Diretora Administrativa e Financeira: Santuzza da Costa Pereira (ES)
Diretor Administrativo e Financeiro Adjunto: Marcelo de Sá Mendes (RR)
Diretor Jurídico e de Prerrogativas: Helder de Araújo Barros (DF)
Diretor de Comunicação e Relações Institucionais: Cláudio Cairo Gonçalves (BA)
Diretor de Assuntos Legislativos: Vicente Martins Prata Braga (CE)
Diretor de Inativos: Flávio Cavalcanti Gomes de Barros (AL)
Diretora de Filiação e Convênios: Fabiana Azevedo da Cunha Barth (RS)
Diretora Social: Maria de Lourdes Terto Madeira (PI)
Diretor do Centro de Estudos Jurídicos: Carlos Augusto Valenza Diniz (DF)
Diretor da Escola Nacional de Advocacia Pública Estadual: Fábio Jun Capucho (MS)
Diretor de Previdência: Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo (SP)

VICE-PRESIDENTES REGIONAIS

Centro-Oeste: Tomaz Aquino da Silva Junior (GO)
Nordeste: Mario Rômulo de Melo Marroquim (SE)
Norte: Júlio César de Vasconcellos Assad (AM)
Sudeste: Patrícia Cristine Viana David (ES)
Sul: Fabiana Guardini Nogueira (SC)

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente: Sanny Japiassu dos Santos (PB)
Vice-Presidente: Frederico José Matos de Carvalho (PE)

CONSELHO CONSULTIVO
Presidente: Diego Bonilla Aguiar do Nascimento (AP)
Vice-Presidente: Rodrigo de Meneses dos Santos (TO)
Membro: Daniel Blume Pereira de Almeida (MA)
Membro: Marconi Medeiros Marques de Oliveira (RN)
Membro: Sandro Bueno dos Santos (RR) CONSELHO FISCAL
Membro Titular: Milton Pereira Júnior (PE)
Membro Titular: Luciano Alves de Souza Neto (RO)
Membro Titular: Nelson Mendes Fontoura Júnior (MS)
Membro Suplente: Carlos Henrique Falcão de Lima (MA)
Membro Suplente: Erico Maurício Pires Barbosa (AC)
Membro Suplente: Rodrigo Santos de Carvalho (MT)