Eu e Jackson do Bandeiro

Eu e Jackson do Bandeiro

Assis Camelo que, ao tempo de sua adolescência, em Campina Grande, frequentou o auditório da Rádio Borborema, deu-me notícia de livro escrito por Ronaldo Conde Aguiar, editado pela Casa da Palavra Produção Editorial, do Rio de Janeiro, com título de Os Reis da Voz, com biografia e discografia de astros da nossa música popular.

Entre outros, são destaques: Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Vicentino Celestino, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Luiz Gonzaga e Jackson do Bandeiro. É trabalho virtuoso de pesquisa que ocupa quase quatrocentas páginas.

Adquiri o livro, e ao lê-lo, lembrei-me muito do amigo Hélio Soares, cultor de todos esses intérpretes da música popular brasileira, tendo em seu acervo músicas por eles cantadas, em todos os tempos nas mais diversas gravações, desde as de 78 rotações ao CD.

Fiz chegar o livro para outro excelente amigo, Assis Costa, admirador apaixonado da melhor música brasileira, jornalista e homem de rádio, que mantem, há anos, programa semanal de divulgação da nossa história musical e dos seus ídolos.

Com surpresa, porém, lendo o Livro, Os Reis da Voz, às páginas 291, deparei-me com uma citação a mim no capítulo referente à Jackson do Pandeiro, quando falo de Campina Grande, cidade acolhedora para onde migraram não só os tropeiros do nordeste, mas valores culturais e artísticos de toda a região por ela polarizada, a exemplo do próprio Jackson e de Rosil Cavalcanti, e onde se apresentavam os grandes artistas brasileiros daquelas décadas inesquecíveis.

A Rádio Borborema, levada por Assis Chateaubriand para Campina Grande, o Diário e TV Borborema, foram veículos da apresentação do que existia de mais expressivo no mundo artístico brasileiro. Tempos de Gil Gonçalves, Fernando Silveira e Hilton Mota, para citar os três grandes apresentadores da época.

O autor do livro fez juntar ao mesmo um CD com gravações originais dos homenageados, o que valorizou grandemente a edição de Os Reis da Voz.

 

Evaldo Gonçalves é procurador aposentado e ex-deputado federal.

Artigo publicado no Jornal da Paraíba, no dia 27 de janeiro de 2014.